textãozão rant - falta de empatia 

Antes de dizer que falta empatia é preciso entender que existe a empatia automatica e a empatia cognitiva ou compaixão racional (eu prefiro chamar só de compaixão mesmo).
Todo ser humano tem empatia automatica, se não fosse ela nossa especie não teria sobrevivido, ela faz com que sejamos capazes de nos identificar com a dor ou alegria do outro.

textãozão rant - falta de empatia 

O problema dessa empatia é que ela é seletiva, nós só temos empatia automatica por aqueles com os quais nos identificamos.
Por exemplo: você q se considera uma pessoa do bem consegue sentir empatia por uma pessoa que perdeu entes queridos durante a pandemia mas não consegue sentir o mesmo por quem nega a ciência, enquanto quem nega a ciência vai empatizar com quem pensa igual a ele/ela.

Mostrar conversa

textãozão rant - falta de empatia 

já a empatia cognitiva ou compaixão não é inata e requer treino, aqui a gente faz o esforço mental de compreender o sofrimento alheio e tem vontade de diminuí-lo.

Mostrar conversa
Seguir

textãozão rant - falta de empatia 

O bom da compaixão é que ela é universal, e deve valer para os dois lados, você é capaz de sentir compaixão por um negacionista pq consegue compreender os motivos que fizeram essa pessoa pensar dessa forma e a partir daí consegue acolher e ajudar a pessoa a mudar de ideia. (Apontar o dedo com odio ñ muda a ideia de ninguem, não é mesmo?)

textãozão rant - falta de empatia 

Enquanto empatia demais pode fazer mal pq vc se sobrecarrega com a dor alheia e entra em fadiga empatica, na compaixão isso não acontece.

Sorry pelo textão mas tava com tudo isso rodando na cabeça e precisava escrever, nem sei se faz sentido pra quem vai ler.

Mostrar conversa

textãozão rant - falta de empatia 

@Dani
Muito bom seu texto. Obrigado pela reflexão. Compaixão é de fato um exercício difícil, mas é também sofre com o outro "com-paixão", "com dor", na origem da palavra. Mas entendi seu ponto e concordo demais com ele

Entre para participar dessa conversa
Mastodon Brasil

O mastodon.com.br é uma instância voltada para falantes de português brasileiro. Com a intenção de ser um espaço acolhedor e menos tóxico, tentamos ser uma instância que abriga pessoas de todas nacionalidades, etnias, formatos de corpos, gêneros, de identidades e orientações sexuais diversas, feministas, neurodivergentes, independente de religião, raça e orientação política.