Curso: Oliveira Silveira: o poeta da consciência negra brasileira 

O curso vem ampliar conhecimentos sobre esse escritor gaúcho, reconhecido por valorizar as culturas negras.

O objetivo do curso é apresentar, de forma introdutória, Oliveira Silveira: sua vida, sua obra e sua consciência negra.

Oliveira Silveira (1941-2009) foi um dos idealizadores do primeiro ato evocativo ao 20 de novembro, em homenagem a Zumbi, na celebração realizada pelo “Grupo Palmares” em 1971.

🔗 lumina.ufrgs.br/course/view.ph

Mostrar conversa

Curso: Inter-relações entre arte, tecnologia e educação 

A proposta é acessar algumas produções artísticas contemporâneas disponibilizadas online e em centros/eventos de arte e mídia. Também iremos revisitar projetos desenvolvidos por nosso grupo de pesquisa nos últimos anos, uma vez que nosso interesse é promover a discussão sobre este novos meios de produção e subjetivação, bem como os modos de ver o mundo que são apresentados por estes artistas.

🔗 lumina.ufrgs.br/course/view.ph

Mostrar conversa

Curso: HIV/AIDS e Zero Discriminação 

O curso de HIV/AIDS e Zero Discriminação tem como objetivo discutir o HIV/AIDS em uma perspectiva inclusiva, humanizada, interseccional e não discriminatória. É preciso promover a alteridade, a despeito das diferenças das pessoas a partir da origem geográfica, do quesito raça/cor, da etnia, do sexo, da identidade de gênero, da orientação sexual, da sorologia para o HIV, da religião, da deficiência e outros motivos de discriminação.

🔗 lumina.ufrgs.br/course/view.ph

Mostrar conversa

Curso: O Golpe de 2016 

O curso "O Golpe de 2016 e a nova onda conservadora no Brasil" teve origem no Instituto de Ciências Humanas da UFRGS , e buscou entender e discutir os acontecimentos recentes da História do Brasil. Não é um curso hermético, no sentido de ser estritamente acadêmico, apresentando-se numa linguagem que permite atingir um público mais amplo. O curso traz reflexões a respeito do nosso presente, com base no passado e com um olhar para o futuro.

🔗 lumina.ufrgs.br/course/view.ph

Mostrar conversa

Curso: Promover a Imaginação Sociológica 

Uma das questões ainda em aberto na Sociologia aplicada na escola diz respeito ao uso dos autores clássicos e a forma sobre como trabalhá-los com os jovens do ensino médio. Este curso destina-se à formação inicial e continuada de professores de Sociologia, formados ou não na área das Ciências Sociais, e foi desenvolvido também para atender a todos os interessados em obter conhecimentos elementares de teoria sociológica básica.

🔗 lumina.ufrgs.br/course/view.ph

Mostrar conversa

Curso: Comunicação para TODOS: recursos e ferramentas de acessibilidade 

O curso tem o objetivo de promover a compreensão dos conceitos e princípios básicos sobre Acessibilidade na Comunicação, assim como problematizar a (DE)ficiência com foco na eficiência de cada indivíduo e do coletivo na interação por meio de recursos como: a Audiodescrição para pessoas com deficiência visual; a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e as Legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE).

🔗 lumina.ufrgs.br/course/view.ph

Mostrar conversa

Curso: Política Nacional de Saúde LGBT 

O curso de introdução à saúde de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos tem como objetivo apresentar conceitos sobre a diversidade sexual e de gênero, em uma perspectiva de interseccionalidade ao abordar o marcador de raça/cor e etnia, em diálogo com os direitos humanos e, em especial, o direito à saúde.

🔗 lumina.ufrgs.br/course/view.ph

Mostrar conversa

Curso: Políticas de Equidade em Saúde e o Enfrentamento das Violências 

As desigualdades que enfrentamos no país são frutos de uma trajetória de colonização, de dizimação dos povos indígenas, de escravização e de relações patriarcais. Uma sociedade que tratou e trata diferenças de raça/cor, de etnia, de gênero, de orientação sexual, de classe, de deficiência e de origem geográfica como marginalidades é, portanto, uma sociedade com graves vulnerabilidades.

🔗 lumina.ufrgs.br/course/view.ph

Mostrar conversa

Curso: Desconstruindo o racismo na prática 

O curso tem o objetivo de promover uma educação antirracista e colocar o negro em uma nova posição de olhar social, promovendo discussões a partir de falas, vídeos e imagens interativas que farão o aluno refletir sobre territorialidade quilombola, africanidades, políticas de promoção à igualdade e mulheres negras.

Ferramentas de acessibilidade:
- Audiodescrição;
- Janela de Libras;
- Legendas para surdos e ensurdecidos.

🔗 lumina.ufrgs.br/course/view.ph

Mostrar conversa

Cursos Gratuitos da UFRGS - Plataforma Lumina

São mais de 50 cursos, online, gratuitos e com certificados UFRGS.

🔗 lumina.ufrgs.br

Vou colocar na sequência os que acho que as pessoas aqui no fediverso teriam interesse.

Segue a sequência 👇

divulgando deu boost

Gente alguém daqui conhece pessoas trans em época de vestibular? Minha universidade tem cotas pra trans e seria muito legal se todas fossem preenchidas esse ano (ano passado sobrou vaga)

O nome da faculdade é UFABC (Universidade Federal do ABC) e fica na região metropolitana de São Paulo

Por favor divulguem caso conheçam alguém ou alguma comunidade

Conexão Negra - Módulo Publicidade

O Conexão Negra é uma iniciativa onde o poder público, iniciativa privada, organismos não governamentais e sociedade tem o propósito de conectar Jovens egres, Universitários, Graduados, Pós Graduados e mestrandos ao Mercado de Trabalho.

Iniciativa de pessoas negras para pessoas negras.

Inscrições de 29/03 a 10/04

🔗 Mais informações: conexaonegra.com.br/

2º Seminário de Acessibilidade e Inclusão Fael 2021

O II Seminário de Acessibilidade e Inclusão contará com temáticas muito relevantes tais como:

- A pessoa com deficiência e sua autonomia
- Acessibilidade : dimensão atitudinal
- Acessibilidade Comunicacional
- Acessibilidade Arquitetônica
- Acessibilidade Programática
- Acessibilidade Metodológica
- Acessibilidade Instrumental e tecnológica
- Trabalhos acadêmicos

Data: 12/04/21

🔗 Mais informações: faelflix.com.br/sessao-3-detal

O Cel.Lep, parceiro do Estação Hack, oferece cursos gratuitos para capacitação de pessoas a partir de 16 anos. Cursos disponíveis:

- Desenvolvimento de Aplicativos - Thunkable Low Code

- Desenvolvimento de Aplicativos - Android Kotlin

- UI/UX e Protótipos - Aplicativos

- Desenvolvimento de Websites - Frontend

- UI/UX e Protótipos - Websites

- Inglês Instrumental para Tecnologia

🔗 Mais informações: br.cellep.com/estacaohack/

Programa de Formação Tech | Itaú

O Formação Tech é um programa de educação e seleção de profissionais com deficiência que desejam trabalhar como desenvolvedores(as) de softwares do Itaú.

- Formação back-end em 140 horas
- Inscrições abertas até 04 de abril
- Programa exclusivo para Pessoas com Deficiência

🔗 Mais informações: itautech.gama.academy/

divulgando deu boost
divulgando deu boost

Back-end com Accenture

Para mulheres trans ou cisgênero, residentes em São Paulo e região metropolitana ou em Recife e região metropolitana, com ensino médio completo. Como um dos objetivos do curso é ampliar o número de mulheres negras e trans no setor de tecnologia, o curso atende, preferencialmente, essas mulheres.

Inscrições até 12/04/2012.

🔗 Mais informações: reprograma.com.br/back_end_acc

MaisMulheres.Tech

Para impulsionar a formação de mulheres no mercado de tecnologia, o portal MaisMulheres.Tech, uma parceria entre Microsoft e WoMakersCode, oferece trilhas de capacitação gratuita e online, nas áreas de Computação em Nuvem, Infraestrutura, Segurança da Informação, DevOps, Desenvolvimento e Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

🔗 Mais informações: maismulheres.tech/

Programa Diversidade Racial na Comunicação Nexo 2021

O programa oferece 10 bolsas para estudantes negres de jornalismo com ou sem experiência que queiram complementar sua formação, com uma imersão que inclui novas linguagens (sobretudo do jornalismo digital), ferramentas, além do estudo de temas relevantes da atualidade.

Para se inscrever preencha este formulário: forms.gle/4jq8f613X4M71FQY8

Prazo para envio do formulário: até 23/03/2021.

🔗 Mais info: nexojornal.com.br/diversidade-

Mostrar mais antigos
Mastodon Brasil

O mastodon.com.br é uma instância voltada para falantes de português brasileiro. Com a intenção de ser um espaço acolhedor e menos tóxico, tentamos ser uma instância que abriga pessoas de todas nacionalidades, etnias, formatos de corpos, gêneros, de identidades e orientações sexuais diversas, feministas, neurodivergentes, independente de religião, raça e orientação política.