Curso: Oliveira Silveira: o poeta da consciência negra brasileira 

O curso vem ampliar conhecimentos sobre esse escritor gaúcho, reconhecido por valorizar as culturas negras.

O objetivo do curso é apresentar, de forma introdutória, Oliveira Silveira: sua vida, sua obra e sua consciência negra.

Oliveira Silveira (1941-2009) foi um dos idealizadores do primeiro ato evocativo ao 20 de novembro, em homenagem a Zumbi, na celebração realizada pelo “Grupo Palmares” em 1971.

🔗 lumina.ufrgs.br/course/view.ph

Mostrar conversa

Curso: Inter-relações entre arte, tecnologia e educação 

A proposta é acessar algumas produções artísticas contemporâneas disponibilizadas online e em centros/eventos de arte e mídia. Também iremos revisitar projetos desenvolvidos por nosso grupo de pesquisa nos últimos anos, uma vez que nosso interesse é promover a discussão sobre este novos meios de produção e subjetivação, bem como os modos de ver o mundo que são apresentados por estes artistas.

🔗 lumina.ufrgs.br/course/view.ph

Mostrar conversa

Curso: HIV/AIDS e Zero Discriminação 

O curso de HIV/AIDS e Zero Discriminação tem como objetivo discutir o HIV/AIDS em uma perspectiva inclusiva, humanizada, interseccional e não discriminatória. É preciso promover a alteridade, a despeito das diferenças das pessoas a partir da origem geográfica, do quesito raça/cor, da etnia, do sexo, da identidade de gênero, da orientação sexual, da sorologia para o HIV, da religião, da deficiência e outros motivos de discriminação.

🔗 lumina.ufrgs.br/course/view.ph

Mostrar conversa

Curso: O Golpe de 2016 

O curso "O Golpe de 2016 e a nova onda conservadora no Brasil" teve origem no Instituto de Ciências Humanas da UFRGS , e buscou entender e discutir os acontecimentos recentes da História do Brasil. Não é um curso hermético, no sentido de ser estritamente acadêmico, apresentando-se numa linguagem que permite atingir um público mais amplo. O curso traz reflexões a respeito do nosso presente, com base no passado e com um olhar para o futuro.

🔗 lumina.ufrgs.br/course/view.ph

Mostrar conversa

Curso: Promover a Imaginação Sociológica 

Uma das questões ainda em aberto na Sociologia aplicada na escola diz respeito ao uso dos autores clássicos e a forma sobre como trabalhá-los com os jovens do ensino médio. Este curso destina-se à formação inicial e continuada de professores de Sociologia, formados ou não na área das Ciências Sociais, e foi desenvolvido também para atender a todos os interessados em obter conhecimentos elementares de teoria sociológica básica.

🔗 lumina.ufrgs.br/course/view.ph

Mostrar conversa

Curso: Comunicação para TODOS: recursos e ferramentas de acessibilidade 

O curso tem o objetivo de promover a compreensão dos conceitos e princípios básicos sobre Acessibilidade na Comunicação, assim como problematizar a (DE)ficiência com foco na eficiência de cada indivíduo e do coletivo na interação por meio de recursos como: a Audiodescrição para pessoas com deficiência visual; a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e as Legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE).

🔗 lumina.ufrgs.br/course/view.ph

Mostrar conversa

Curso: Política Nacional de Saúde LGBT 

O curso de introdução à saúde de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos tem como objetivo apresentar conceitos sobre a diversidade sexual e de gênero, em uma perspectiva de interseccionalidade ao abordar o marcador de raça/cor e etnia, em diálogo com os direitos humanos e, em especial, o direito à saúde.

🔗 lumina.ufrgs.br/course/view.ph

Mostrar conversa

Curso: Políticas de Equidade em Saúde e o Enfrentamento das Violências 

As desigualdades que enfrentamos no país são frutos de uma trajetória de colonização, de dizimação dos povos indígenas, de escravização e de relações patriarcais. Uma sociedade que tratou e trata diferenças de raça/cor, de etnia, de gênero, de orientação sexual, de classe, de deficiência e de origem geográfica como marginalidades é, portanto, uma sociedade com graves vulnerabilidades.

🔗 lumina.ufrgs.br/course/view.ph

Mostrar conversa

Curso: Desconstruindo o racismo na prática 

O curso tem o objetivo de promover uma educação antirracista e colocar o negro em uma nova posição de olhar social, promovendo discussões a partir de falas, vídeos e imagens interativas que farão o aluno refletir sobre territorialidade quilombola, africanidades, políticas de promoção à igualdade e mulheres negras.

Ferramentas de acessibilidade:
- Audiodescrição;
- Janela de Libras;
- Legendas para surdos e ensurdecidos.

🔗 lumina.ufrgs.br/course/view.ph

Mostrar conversa

Cursos Gratuitos da UFRGS - Plataforma Lumina

São mais de 50 cursos, online, gratuitos e com certificados UFRGS.

🔗 lumina.ufrgs.br

Vou colocar na sequência os que acho que as pessoas aqui no fediverso teriam interesse.

Segue a sequência 👇

divulgando deu boost

Gente alguém daqui conhece pessoas trans em época de vestibular? Minha universidade tem cotas pra trans e seria muito legal se todas fossem preenchidas esse ano (ano passado sobrou vaga)

O nome da faculdade é UFABC (Universidade Federal do ABC) e fica na região metropolitana de São Paulo

Por favor divulguem caso conheçam alguém ou alguma comunidade

Conexão Negra - Módulo Publicidade

O Conexão Negra é uma iniciativa onde o poder público, iniciativa privada, organismos não governamentais e sociedade tem o propósito de conectar Jovens egres, Universitários, Graduados, Pós Graduados e mestrandos ao Mercado de Trabalho.

Iniciativa de pessoas negras para pessoas negras.

Inscrições de 29/03 a 10/04

🔗 Mais informações: conexaonegra.com.br/

2º Seminário de Acessibilidade e Inclusão Fael 2021

O II Seminário de Acessibilidade e Inclusão contará com temáticas muito relevantes tais como:

- A pessoa com deficiência e sua autonomia
- Acessibilidade : dimensão atitudinal
- Acessibilidade Comunicacional
- Acessibilidade Arquitetônica
- Acessibilidade Programática
- Acessibilidade Metodológica
- Acessibilidade Instrumental e tecnológica
- Trabalhos acadêmicos

Data: 12/04/21

🔗 Mais informações: faelflix.com.br/sessao-3-detal

O Cel.Lep, parceiro do Estação Hack, oferece cursos gratuitos para capacitação de pessoas a partir de 16 anos. Cursos disponíveis:

- Desenvolvimento de Aplicativos - Thunkable Low Code

- Desenvolvimento de Aplicativos - Android Kotlin

- UI/UX e Protótipos - Aplicativos

- Desenvolvimento de Websites - Frontend

- UI/UX e Protótipos - Websites

- Inglês Instrumental para Tecnologia

🔗 Mais informações: br.cellep.com/estacaohack/

Programa de Formação Tech | Itaú

O Formação Tech é um programa de educação e seleção de profissionais com deficiência que desejam trabalhar como desenvolvedores(as) de softwares do Itaú.

- Formação back-end em 140 horas
- Inscrições abertas até 04 de abril
- Programa exclusivo para Pessoas com Deficiência

🔗 Mais informações: itautech.gama.academy/

divulgando deu boost
divulgando deu boost
divulgando deu boost

A quem interessar, o IBGE está com 4 processos seletivos abertos além do Censo Demográfico 2021.

Ao todo, estão sendo oferecidas 6.500 vagas temporárias em todos os estados e em mais de 500 municípios do país. Leia mais em agenciadenoticias.ibge.gov.br/

As provas estão previstas para 2 de maio, para os editais com vagas em todos os estados, e 9 de maio, para os editais com oportunidades apenas para o Rio de Janeiro.
Para download dos editais, acesse: ibge.gov.br/institucional/trab

Back-end com Accenture

Para mulheres trans ou cisgênero, residentes em São Paulo e região metropolitana ou em Recife e região metropolitana, com ensino médio completo. Como um dos objetivos do curso é ampliar o número de mulheres negras e trans no setor de tecnologia, o curso atende, preferencialmente, essas mulheres.

Inscrições até 12/04/2012.

🔗 Mais informações: reprograma.com.br/back_end_acc

MaisMulheres.Tech

Para impulsionar a formação de mulheres no mercado de tecnologia, o portal MaisMulheres.Tech, uma parceria entre Microsoft e WoMakersCode, oferece trilhas de capacitação gratuita e online, nas áreas de Computação em Nuvem, Infraestrutura, Segurança da Informação, DevOps, Desenvolvimento e Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

🔗 Mais informações: maismulheres.tech/

Mostrar mais antigos
Mastodon Brasil

O mastodon.com.br é uma instância voltada para falantes de português brasileiro. Com a intenção de ser um espaço acolhedor e menos tóxico, tentamos ser uma instância que abriga pessoas de todas nacionalidades, etnias, formatos de corpos, gêneros, de identidades e orientações sexuais diversas, feministas, neurodivergentes, independente de religião, raça e orientação política.