Vocês conhecem a história dos bento 弁当, vulgo "marmitinha japonesa"? Apesar de ser bem conhecido pelo Japão, a pratica é também usada em outros países como Taiwan e Coréia.

A origem do bento vem do século 12, durante o período Kamakura. O arroz cozido era carregado em sacos juntos com outra comida. Somente no séculos 16 que começaram a ser utilizadas caixas de madeira para isso.

Durante o período Edo 1603~1867 a cultura do bento ficou mais popular e obteve significado além do para alimentação.

Hoje a cultura do bento ta pelo mundo todo. É comum em várias partes do ocidente se encontrar marmitas estilo japonesas, dos mais variados modelos.

No Japão também é comum encontrar lugares como Hotto Motto, onde vendem bento. Os lugares não possuem mesas, pois o bento é preparado sempre para viagem.

E além disso há vários tipos de "bento". O Kyaraben é aqueles bonitinhos que parecem desenhos. O Ekiben são bentos vendidos em estação de trem.

Seguir

@dobrado eu tinha mostrado seu toot a um amigo meu (ele não tá no mastodon) e ele me mandou esse link: trendland.com/mondrian-bento-b

literalmente arte feita com bento

Entre para participar dessa conversa
Mastodon Brasil

O mastodon.com.br é uma instância voltada para falantes de português brasileiro. Com a intenção de ser um espaço acolhedor e menos tóxico, tentamos ser uma instância que abriga pessoas de todas nacionalidades, etnias, formatos de corpos, gêneros, de identidades e orientações sexuais diversas, feministas, neurodivergentes, independente de religião, raça e orientação política.