Estima-se que já existam ~600 carteiras digitais no Brasil. E a tendência é de que esse número ainda aumentará muito. Por que tantas? Quem regula esse mercado? E quais vantagens elas trazem ao consumidor? Respostas nesta reportagem especial:

🔗 manualdousuario.net/carteiras-

A edição desta semana do Manual do Usuário tem tanta coisa, mas tanta coisa, que acho mais fácil vocês darem um pulo lá. Basta seguir o link abaixo:

🔗 manualdousuario.net

Spoiler: tem Tecnocracia, Flight Simulator, um convite especial da Alura, Consórcio Gamer, Leasing de iPhone… ufa!

O Manual do Usuário é o único site comercial que conheço que não emprega scripts de monitoramento de anunciantes e de empresas hostis à privacidade, como Facebook e Google. Em vez disso o financiamento vem à base da confiança — entre o site e leitores.

🔗 manualdousuario.net/apoie-priv

O apoio ao Manual começa em R$ 9/mês.

* PicPay: picpay.me/manualdousuario
* Catarse: catarse.me/manualdousuario
* Transferência (anual): contato@manualdousuario.net

Mais detalhes nesta página:

🔗 manualdousuario.net/apoie/

Bem legal este quiz do Ipsos que um leitor comentou no último #tecnocracia. Ele dialoga com a pesquisa “Perigos da percepção” de 2018, que constatou (sem surpresa) que o Brasil é o segundo país que menos se conhece de um universo de 37 pesquisados: delivery.ipsos.com.br/IpsosDas

A propósito, o último #tecnocracia faz um raio-x do Brasil a partir de diversos dados de fontes confiáveis. Está bem boa e a deixo de sugestão para leitura/audição neste domingo chuvoso: manualdousuario.net/podcast/te

Um algoritmo que manipula sutilmente pixels em retratos para neutralizar sistemas de reconhecimento facial nem Minority Report previu, mas é o que temos neste ano da (des)graça de 2020: manualdousuario.net/fawkes-alg

Nesta quinzena, Guilherme Felitti refez os passos que levaram Jair Bolsonaro à Presidência do Brasil. Ele só chegou lá com uma bela ajuda das plataformas de tecnologia, que pouco fizeram para coibir os abusos da sua campanha digital — e um tanto suspeita.

🔗 manualdousuario.net/podcast/te

A InfoPreta esteve no olho do furacão do tribunal do ódio das redes sociais por um vídeo sobre torrent e pirataria. Na edição desta semana, aproveitei o gancho para revisitar esses assuntos e refletir a reação desmedida que o vídeo provocou.

🔗 manualdousuario.net/pode-baixa

O Manual do Usuário também tem Tecnocracia com Guilherme Felitti, escritório doméstico do Renaldo Freire, post livre e um aviso do outro podcast da casa, o Guia Prático. Confira tudo na capa do site:

🔗 manualdousuario.net

Mark Zuckerberg está no lado errado da história, diz Guilherme Felitti no Tecnocracia desta semana. É o destaque da edição 20#23 do Manual:

🎧 manualdousuario.net/podcast/te

Ainda tem mais: podcast sobre o boicote ao Facebook e o #BrequeDosApps, reflexão sobre o fim dos carregadores nas caixas de celulares novos, escritório em casa do leitor… prestigie:

🔗 manualdousuario.net/

As atrocidades dos 'projetos de purificação social', a obscura realidade por trás do milagre econômico da Coreia do Sul nos anos 1980 bbc.com/portuguese/internacion

Você pode preparar o almoço de domingo (ou lavar a louça depois dele) ouvindo podcast 🗣🎧 Os da casa:

Guia Prático: manualdousuario.net/series/gui

Tecnocracia (por Guilherme Felitti): manualdousuario.net/series/tec

Ambos disponíveis também nos melhores apps de podcasts do mercado.

O Manual do Usuário não se pauta por estatísticas, mas não deixa de ser legal atingir certas marcas. Maio registrou a maior audiência desde o retorno à independência (jan/19) e a primeira vez no período em que falamos com +100 mil pessoas. Obrigado :)

🔗 manualdousuario.net

Mastodon Brasil

O mastodon.com.br é uma instância voltada para falantes de português brasileiro. Com a intenção de ser um espaço acolhedor e menos tóxico, tentamos ser uma instância que abriga pessoas de todas nacionalidades, etnias, formatos de corpos, gêneros, de identidades e orientações sexuais diversas, feministas, neurodivergentes, independente de religião, raça e orientação política.